Daniel Jablonski

Daniel Jablonski (1985, Rio de Janeiro) é artista visual, professor e pesquisador independente. Sua produção multifacetada, conjugando teoria e prática, investiga o lugar do indivíduo na formação de novas mitologias e discursos do cotidiano.

Suas obras já foram vistas em exposições individuais e coletivas no Brasil e na América Latina, notadamente no Instituto Tomie Ohtake, no Centro Cultural São Paulo e no Paço das Artes (SP), no Espaço Cultural do BNDES (RJ), na Fundação Iberê Camargo (RS), bem como na Universidade Torcuato Di Tella (Buenos Aires) e na Fundación ArtNexus (Bogotá). Seus escritos, incluindo entrevistas, traduções e ensaios, podem ser encontrados em revistas de arte e de literatura, como Serrote, Amarello (São Paulo), Octopus Notes (Paris), e ainda publicações acadêmicas como Concinnitas e Poiésis (Rio de Janeiro).

Nos últimos anos, ganhou diversos prêmios em feiras e salões nacionais e foi indicado duas vezes ao Prêmio PIPA, bem como ao Programa de Bolsas e Comissões do Cisneros Fontanals Art Foundation (Miami). Tem participado ainda regularmente de residências internacionais de prestígio, como a Fonderie Darling (Montreal), a Fondazione Antonio Ratti (Como) e o Lugar a Dudas (Cali); esta última, como professor premiado pela Escola de Artes Visuais do Parque Lage (Rio de Janeiro), onde lecionou por quatro anos.

Entre 2017 e 2021 coordenou e lecionou o curso ‘Histórias da arte: moderna e contemporânea’ no MASP – Museu de Arte de São Paulo. Vive e trabalha entre o Brasil e a França, onde foi recentemente premiado com uma fellowship da Terra Foundation for American Art (Giverny) e uma residência de longa duração na Cité internationale des Arts (Paris).

LEIA MAIS