Carnaval da Aurora Sincera
O carnaval é o momento em que os fluxos rebelam-se para vencer as formas, em que o império da lei se dobra ao poder do desejo, do prazer, do jogo e da fantasia. É brincando carnaval que percebemos mais intimamente como o espaço público é território primordial para a construção micropolítica do presente. Essa festividade, clímax revolucionário do simbólico e do anti-útil, oferece oportunidade rara para trançar coletivamente novas formas de existência, ocasião potente para delirar, inventar, negociar e inaugurar outras maneiras de estar no mundo.
O “Carnaval da Aurora Sincera” é mais uma iniciativa do Solar dos Abacaxis que investiga o cruzamento entre arte, carnaval e política. Este programa foi desenvolvido por meio de uma colaboração com A Reviravolta de Gaia, iniciativa do coletivo #florestadecristal. Em agosto de 2021, quando o Supremo Tribunal Federal abria a votação da tese do Marco Temporal em Brasília, este coletivo mobilizou-se e compareceu às ruas em diversas manifestações políticas com seus membros corporificando a estética de animais e outros seres das florestas, como Jabuti, Sapo, Arara, Cogumelo, Garça e Besouro, entre tantos outros. Nos anos de 2021 e 2022, enquanto a democracia brasileira e nossos biomas estavam sob ataque de forças soturnas que ocupavam o poder, outras ações foram realizadas, colocando em circulação nas ruas a pauta ambiental, da ultra escuta, do bem-viver e da defesa dos saberes da terra. . A Reviravolta de Gaia compreende a natureza e seus elementos como sujeitos de direito, nos inspirando e convocando a reivindicar simultaneamente justiça social, a coexistência harmônica de diversos mundos e o direto da terra à regeneração.
Em um contexto político bastante diferente do de sua gênese, mas não de menos importante ativismo, o Solar dos Abacaxis convidou o artista Marco Antonio Mota, integrante do coletivo #florestadecristal, que participou da confecção das peças originais aqui reunidas, para realizar uma oficina aberta ao público, compartilhando um pouco dos princípios políticos, poéticos e técnicos utilizados na elaboração destas máscaras e vestimentas. As pessoas participantes terão a chance de desenvolver seus próprios trajes.
Entusiastas da potência política do carnaval, o Solar dos Abacaxis e a galeria A Gentil Carioca convidam a #florestadecristal a corporificar sua Reviravolta de Gaia nas ruas do Centro do Rio, território que é resultado e origem de incontáveis disputas sociais e políticas. Nesta pontual ativação carnavalesca da Reviravolta de Gaia, convidamos nossas comunidades a se reconhecerem em Boto, Gaivota, Polvo, Preguiça e em tantos outros seres para seguirmos lutando pelo direito dos seres à vida, sonhando sonhos de regeneração.