- Artistas
- Lais Amaral
NASCENTE
No dia 8 de dezembro de 2015, o Solar dos Abacaxis realizava a sua primeira atividade. O Festival Emergências, um grande encontro internacional de cultura, ativismo e política realizado pelo Ministério da Cultura, convidou o então recém-formado Solar dos Abacaxis para organizar uma pequena ação paralela ao evento – não por acaso, justamente no dia em que Oxum é celebrada. Já naquela ocasião, nossa atividade centrou-se no fato de que em nossa primeira sede se encontrava uma antiga fonte d’água, uma nascente.
Nos anos seguintes, ao celebrarmos nossos aniversários, estabelecemos o costume de sempre realizar uma exposição em homenagem-oferenda a Oxum. Foi o caso, por exemplo, das mostras D’olhod’águàfoz (edição de 6 anos), Em tudo que vive, tudo que flui (4 anos), e Amar em Liberdade (3 anos), cada uma delas refletindo sobre diferentes aspectos desta divindade que é a rainha de nossa comunidade, força que nos gerou, nos protege e mantém unidos.
NASCENTE é a exposição que celebra ao mesmo tempo os sete anos do Solar dos Abacaxis e a pré-abertura da nossa nova sede. Neste ano, reunimos obras de 18 artistas de diversas regiões do Brasil e da América Latina para refletir sobre a relação milagrosa entre as águas e a vida, pensando principalmente nas ideias de gestação, parto, nascimento, nutrição e a complementaridade entre as forças de contração e expansão. Relacionando essas questões às ideias de criação, criatividade, beleza e axé, celebramos essa grande mãe ancestral, rainha do amor, do cuidado, da sabedoria e da estratégia. Seja por meio de figuração, abstração, vídeo, performance ou som, as obras desta mostra celebram o próprio milagre da vida e a chance de poder criar e imaginar coletivamente. São obras que nos levam a perceber a grandeza e a potência daquilo que delicadamente brota e flui, nos convocando a refletir também sobre a inesgotável transformação dos leitos. Em última instância, essa exposição nos convida a pensar em nós mesmas como nascentes.
NASCENTE não é começo, nem origem, mas um estado contínuo de fonte viva, é o fluxo e a força de constante criação e renascimento. NASCENTE abre um novo ciclo para o Solar dos Abacaxis e suas comunidades!
Ore Yeye O!
Bernardo Mosqueira, Catarina Duncan e Ana Clara Simões Lopes